Pele top no verão, siga as dicas!

Pele top no verão, siga as dicas!

ALIMENTOS PARA PROTEGER A PELE NO VERÃO

A pele sofre agressões diversas no verão, principalmente devido à maior exposição ao sol. Para melhorar a hidratação, a elasticidade e evitar o envelhecimento precoce, a alimentação adequada pode fazer muito por você, por sua pele e aparência em geral. Anote as dicas da nutricionista que integra nossa equipe, Marcia del Grandi, e comprove!

  • Laranja – combinação perfeita de vitamina C e flavonoides. Indispensável para manter a pele firme. 1 unidade/dia
  • Cenoura – rica em betacaroteno, uma vitamina antioxidante que protege a pele e acelera o bronzeado. 2 unidades /dia
  • Arroz integral – possui minerais e vitamina B1 – importantes para proteção da pele exposta ao sol. Combate flacidez e rugas. 4 colheres de sopa/dia
  • Banana – o potássio e as vitaminas C e B6 funcionam como elementos antiestresse, melhoram o sono, o humor e previnem o envelhecimento precoce. 1/dia

    Iogurte é bom para a saúde e para a aparência também!

  • Iogurte – possui nutrientes como cálcio, fósforo, proteínas e vitaminas A, B1 e B2, que ajudam a refazer a flora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino e protegendo o organismo de infecções. 1/dia
  • Berinjela – o suco desse legume favorece a hidratação da pele. ½ unidade/dia
  • Brócolis – contém ferro, ácido fólico, betacaroteno e vitaminas C, E e antioxidantes que protegem a pele das agressões do sol. 3x/semana

Obs: Vale lembrar que aveia, linhaça, chá verde, peixes, hortaliças, leguminosas, frutas, oleaginosas e azeite de oliva são, também, alimentos antioxidantes.

Dicas de alimentos que melhoram a pele

Alimentos que deixam a pele suave, viçosa, macia, com aspecto saudável. Impedem a evaporação, combatem o ressecamento, evitam a desidratação, desintoxicam e promovem a renovação celular:

  • Peito de frango
  • Castanha do Pará ou Nozes
  • Gérmen de trigo
  • Pão Integral
  • Ovo
  • Iogurte
  • Banana
  • Melão vermelho e/ou cantalupo                                      
  • Evitar banhos muito quentes, exposições em horários inadequados ao sol, vento e frio, produtos químicos ou outros fatores ambientais, acarretam envelhecimento precoce, pois retiram a oleosidade da pele. Com isso, a pele, os cabelos, as mãos e os pés sofrem com a desidratação. Para evitar que isso aconteça alguns cuidados nutricionais são necessários:
  1. Água – é um alimento fundamental para evitar o ressecamento e não pode ser substituída por sucos e chás.
  2. Vitaminas – B2 (riboflavina) e B5 (ácido pantotênico) presente em grãos integrais, peixes, nozes, ovo, brócolis, rúcula, agrião, tangerina, manga, ameixa, banana, abacate – além de tratar a pele como um todo, fortalece as unhas e dá brilho intenso aos cabelos e evita a queda.
  3. Castanhas, nozes, ovos, grãos, cereais, abacate, feijões, carne e frango são co-fatores para síntese de colágeno e auxiliam nos tratamentos de flacidez de pele.
  4. Castanhas, nozes, feijões, cenoura, banana, pêra e alimentos do mar – mantém o equilíbrio hídrico da pele (hidratação).
  5. Óleo de linhaça ou farinha de linhaça, azeite de oliva, óleo de coco, salmão, sardinha, atum. Os Ácidos Graxos – ômega 3 protegem a pele.
  6. Uvas e frutas vermelhas – os polifenóis – mantêm a integridade dos vasos, do tecido conjuntivo e da pele .

    frutas vermelhas, ótimas para a pele e a imunidade

  7. Vitamina A e Betacaroteno – antioxidantes que auxiliam na reparação da pele danificada pelo sol – constroem novos tecidos – incluir na dieta iogurte, ovo, agrião, batata-doce, cenoura, espinafre, brócolis, couve, mamão, melão, pêssego, tomate.
  8. Vitamina C – protege a pele da ação dos raios ultravioletas e preserva a estrutura dos fibroblastos – incluir na dieta abacaxi, acerola, agrião, cajú, goiaba, laranja, morango, pimentão, mexerica, limão.

A nutricionista Marcia Del Grandi atende na CPlástica e é especializada em alimentação funcional, estética e saúde feminina.

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