Prótese de silicone antes dos 18, pode?

Prótese de silicone antes dos 18, pode?

Prótese de silicone, ou implante mamário, a cirurgia preferida das mulheres. Conheça as indicações

Prótese de silicone, ou implante mamário, é  a mamoplastia considerada “queridinha” das mulheres. Seja para aumentar o tamanho, adicionar volume ao polo superior e projeção, além de melhorar a forma e simetria dos seios.

Na verdade, este tem sido o procedimento mais popular em cirurgia plástica nos últimos anos, inclusive entre as adolescentes.

As mulheres que colocaram as próteses de silicone, referiram aumento da autoconfiança, da autoestima, e se dizem mais confortáveis com seu corpo.

Qual é a idade ideal para por a prótese de silicone?

A maioria dos cirurgiões estabelecem 18 anos como a idade a partir da qual as pacientes já podem ser operadas. Mas isso é apenas um critério definido principalmente por questões legais.

É claro que se deve observar em cada paciente, além do desenvolvimento físico, a maturidade para entender todos os riscos e benefícios de implantar a prótese de silicone e a capacidade de tomar uma decisão por si mesma.

O médico e a adolescente devem concordar que o procedimento é o caminho certo, assim como a escolha do implante, modelo, tamanho, posicionamento da incisão e a posição da prótese.

E por questões jurídicas, se a jovem tiver menos que 18 anos, os responsáveis legais deverão estar de acordo com tudo e isso deve ser documentado.

A diretriz do FDA, nos EUA, sugere que se deve usar implantes de mama em pacientes a partir de 22 anos de idade porque os estudos realizados naquele país, para a reintrodução do uso de prótese de silicone, foram realizados em pacientes acima dos 22 anos. Porém isso é apenas uma recomendação e não uma proibição.

Uma boa comunicação entre a paciente e seu cirurgião plástico é muito importante.

Deve-se escolher alguém certificado pela SBCP, e com quem se sinta mais confortável e transmita segurança.

A discussão dos seus desejos, um diálogo honesto e aberto sobre a cirurgia, é fundamental para que as expectativas sejam atendidas ao máximo.

Share